Da Informação à Ação: Como Transformar Conhecimento Científico em Prática Clínica
A inovação médica está avançando em um ritmo acelerado, mas a adoção de novas práticas clínicas ainda enfrenta barreiras significativas. Pesquisas mostram que o tempo médio para que uma descoberta científica seja amplamente incorporada na prática médica pode chegar a 17 anos (Rubin, 2023). Esse hiato impacta diretamente o acesso dos pacientes a tratamentos mais eficazes e seguros.
A grande questão é: como acelerar esse processo e garantir que novas terapias sejam rapidamente compreendidas e adotadas pelos profissionais de saúde?
A resposta está na experiência. Estudos indicam que a aprendizagem baseada em simulação, interatividade e prática ativa melhora significativamente a retenção do conhecimento e sua aplicação no dia a dia clínico (Issenberg et al., 2005). E é exatamente nisso que as soluções da Immerso são especialistas.
A experiência como catalisadora da mudança

Tradicionalmente, a disseminação do conhecimento científico acontece por meio de artigos, congressos e treinamentos presenciais. No entanto, o modelo tradicional de educação médica contínua tem limitações:
- O formato expositivo muitas vezes não gera engajamento suficiente para garantir a retenção da informação.
- A sobrecarga de conteúdo pode dificultar a assimilação e aplicação prática.
- Falta de conexão entre teoria e prática, o que torna o aprendizado abstrato.
Pesquisas apontam que médicos aprendem melhor quando vivenciam cenários clínicos realistas, onde precisam tomar decisões terapêuticas de forma ativa (Cook et al., 2013). A simulação melhora em até 70% a retenção de conhecimento em comparação com métodos passivos de ensino (McGaghie et al., 2011).
É aqui que a abordagem da Immerso se destaca, oferecendo soluções como Paciente360®, Meet360®, Gu.IA e Jul.IA, que transformam o aprendizado em uma experiência interativa e altamente eficaz.
Da Informação à Decisão Terapêutica
Simulação Clínica com Paciente360®
Uma plataforma que coloca o médico no centro da experiência, permitindo que ele interaja com pacientes simulados e tome decisões terapêuticas em um ambiente seguro. Estudos mostram que esse tipo de experiência melhora o desempenho clínico e reduz erros médicos (Zendejas et al., 2013).
Engajamento Interativo com Meet360®
Apresentações científicas dinâmicas, combinando casos clínicos interativos, enquetes em tempo real e storytelling digital para reforçar a retenção da informação.
Acesso Imediato a Informações com Jul.IA
Inteligência artificial para resposta rápida e precisa a dúvidas médicas via WhatsApp, garantindo que a informação esteja disponível sempre que for necessária.
O impacto estratégico da imersão na adoção terapêutica
Empresas farmacêuticas que adotam essas estratégias colhem quatro grandes benefícios estratégicos:
Aceleração da adoção do produto – Ao integrar simulação clínica, treinamentos imersivos e IA, garantimos que a nova terapia seja compreendida e incorporada rapidamente à prática médica.
Engajamento mais eficaz com médicos – Profissionais de saúde retêm melhor o conhecimento quando a experiência é ativa e interativa, criando um vínculo mais forte com a marca e o produto.
Diferenciação competitiva no mercado – Soluções inovadoras tornam a abordagem de marketing farmacêutico mais impactante, ajudando na diferenciação frente à concorrência.
Otimização do desempenho da força de vendas – Uma equipe bem treinada e equipada com informações detalhadas melhora a comunicação do valor do produto para médicos e stakeholders.
Conclusão
A informação, por si só, não transforma a prática clínica. O que faz a diferença é a experiência interativa e a aplicação prática do conhecimento. O modelo tradicional de disseminação científica já não atende às necessidades do mercado atual.
Se a sua empresa quer acelerar a adoção terapêutica de seus produtos e garantir um impacto real na prática médica, é hora de adotar uma abordagem sistêmica, integrada e interativa.
Descubra como transformar conhecimento em ação com as soluções da Immerso!
- Cook DA, Hamstra SJ, Brydges R, et al. Comparative effectiveness of instructional design features in simulation-based education: systematic review and meta-analysis. Med Teach. 2013;35(1):e867-e898.
- Issenberg SB, McGaghie WC, Petrusa ER, et al. Features and uses of high-fidelity medical simulations that lead to effective learning: a BEME systematic review. Med Teach. 2005;27(1):10-28.
- McGaghie WC, Issenberg SB, Cohen ER, et al. Does simulation-based medical education with deliberate practice yield better results than traditional clinical education? A meta-analytic comparative review of the evidence. Acad Med. 2011;86(6):706-711.
- Rubin R. It Takes an Average of 17 Years for Evidence to Change Practice—the Burgeoning Field of Implementation Science Seeks to Speed Things Up. JAMA. 2023;329(16):1333–1336. doi:10.1001/jama.2023.4387.
- Zendejas B, Brydges R, Wang AT, et al. Patient outcomes in simulation-based medical education: a systematic review. J Gen Intern Med. 2013;28(8):1078-1089.